domingo, setembro 11, 2011

1984

Nunca antes na minha vida tinha desistido de um livro, e voltado a tentar. Terminei há uma semana o "1984" do George Orwell. Porquê tanta insistência? Porque é um dos livros mais referenciados por gente que eu gosto de ler, ver e ouvir.


Uma das referências.

Realmente o livro tem os seus momentos, e o final apesar de duro, no sentido plástico do duro, de não ser elástico, é bem incrível de agarrar. Foi um dos livros que mais demorei a ler, li o "After Dark" do Haruki Murakami pelo meio, em pouco tempo. Mas valeu pelo final "destruturante".

Microfones nas árvores. O medo das sociedades comunistas. Com certeza a importância das liberdades.

A questão final é: hoje em dia as sociedades não se vão virar para estes estados máximos, resultantes na morte do individualismo. Mas em algo bem mais cínico. As sociedades das liberdades de hoje em dia, são capazes de um controlo colectivo bem mais eficaz, em que o individualismo e o sucesso de um, serve para demonstrar à maioria a matéria do seu próprio falhanço.

2 comentários:

mfc disse...

A desmontagem perfeita...!

Anónimo disse...

Nem mais!

Site Meter