segunda-feira, setembro 26, 2011

O Miles Davis



Esta é a melhor entrada para uma música de Miles Davis que eu conheço. Reparem no que o Herbie Hancock faz para preparar todo o ambiente da música.

No Jazz sabe-se se alguém está triste, se alguém está contente, se alguém teve um desgosto de amor, se alguém tem uma mulher que o completa, se alguém está cansado ou com energia, se alguém está com pensamentos sombrios, ou solarengos... Aquele não era um bom dia para o Herbie Hancock, mas foi um dia que ficou marcado para sempre na mente dos amantes de Jazz.

É certamente um dos discos que mais ouço, quando estou feliz, triste ou mais ou menos. Procuro ouvir esta entrada quando algo na minha vida parece ter mudado, ouço-a mais vezes, mas em momentos decisivos procuro-a mais. Não sei se foi só um momento, pode ser que não. Mas esta manhã fez-me bem ao espírito e tinha de ouvir o Miles Davis, com a entrada do Herbie Hancock. Esta entrada que eu tanto gosto e que eu preciso de ouvir tantas vezes. A música é mágica, mas a introdução é uma daquelas pequenas provas terrestres de que o homem é o Deus dele próprio.

Ps: e é verdade, se ninguém sentir nada no solo do Miles Davis ali por volta dos quatro minutos e cinquenta, é porque não tem alma. A alma do homem, capaz de identificar momentos verdadeiramente belos, invariavelmente perfeitos. Esta música é uma dádiva do homem ao homem.

4 comentários:

Pusinko disse...

Adorei o teu post!
E adoro Miles davis :)
Só tnho esse vídeo bloqueado neste país.. mas de resto, estou a ouvir isso na mesma...

Miguel Bordalo disse...

Mas esta é a versão que tu tens de ouvir. A versão em concerto com o Herbie Hancock, o George Coleman, o Ron Carter e o Tony Williams, a 12 de Fevereiro de 1964. O disco é "My Funny Valentine Miles Davis in concert". Estás a ouvir essa? É mágico... Onde raio é que poderiam bloquear isso? Em Espanha não, em França muito menos... Londres já queimei... Pusinko! (para ler à moda do seinfeld)

Anónimo disse...

Adorei!

Beijinhos

mfc disse...

Que post excelente!
O jazz é uma música de verdade e de sentimentos.

Site Meter