Ontem falhei mais uma vez o meu concerto de Jazz favorito. O Júlio Resende terá estado na Fábrica Braço de Prata, e eu não consegui lá ir. Ouvir aquele pianista magnífico e os seus convidados. Sou um profundo amante do jazz do Júlio, serei sempre.
Assim hoje acordei com uma ânsia de jazz, e foi a lembrar-me de uma mulher que um tema em especial me veio à cabeça. Por entre os meus, poucos, discos de jazz tenho algumas versões do Jitterbug Waltz.
Jitterbug é um nome de alguém que dança. A mulher que não me sai da cabeça dança, nunca dancei com ela, mas ela dança como deus, já a vi dançar várias vezes, antes quando não a conhecia via dançar uma vez, e só me lembrei que a tinha visto dançar antes de a conhecer, bem depois de já a ter conhecido. Sempre dançante, sempre muito bem dançante.
Esta primeira versão do Django foi a primeira vez que eu ouvi falar do Jitterbug Waltz, o Django Reinhardt que é certamente um dos tipos que mais me introduziu a temas clássicos do jazz e à minha necessidade de procura de coisas mais clássicas para entender como é que ele chegava a certos temas, da maneira como chegava, e para eu próprio testemunhar a maneira única como o Django tocava e transformava o jazz.
A seguinte é a original. Ouço-a hoje pela primeira vez. O Youtube dá algum jeito tenho de confessar. O tema original... interessante não o imaginava assim. Pensei-o sempre mais dançante, mas a verdade é que não podia ser dançante, teria de ser um swing tocado como uma valsa. Coisa tão boa essa do jazz. Uma carta de Thomas "Fats" Waller.
Um dos meus pianistas favoritos também pegou nesta música. O Art Tatum tem aliás várias versões do Jitterbug Waltz, mais intimistas, mais melódicas, com ritmos e harmonias que não lembram ao diabo se o diabo fosse um génio do jazz.
Já aqui coloquei vários vídeos do Scott Hamilton. Que é um saxofonista moderno, sem nunca deixar de sentir o jazz como os grandes interpretes. O jazz é para ser ouvido por todos. Há coisas que o Scott Hamilton faz no saxofone e como líder de uma banda que mais ninguém faz por mim. Grande versão do Jitterbug, mais uma vez.
Outro saxofonista que faz uma versão do Jitterbug Waltz é o Eric Dolphy. Eu não conheço muito bem a música do Eric Dolphy, hoje também foi a primeira vez que ouvi esta versão, o youtube deu uma ajuda nunca daquelas coisas maravilhosas do género, se você ouviu esta música, tem uma exactamente com o mesmo nome para ouvir aqui também. Obrigado youtube, valeu, não sabia que o Eric tinha uma versão disto, já o tinha ouvido, mas nunca me passou um disco dele pela estante.
Por fim, e eu já devo ter colocado esta música no Pastelinho umas 10 vezes. O Charlie Byrd... a versão do Charlie Byrd é única, é a minha favorita, é daquelas músicas que não dá para ouvir senão no youtube, porque a versão que eu tenho em disco não é tão quente. É uma daquelas coisas que me faço ouvir de vez em quando, em alturas em que preciso de saber que há coisas no mundo que valem a pena... não sei se devia estar a ouvir isto hoje...
E pronto, aqui vai a comparação de Jitterbug Waltz. Espero que gostem de ouvir os vários tons uma só música de jazz pode ter, tão diferente e como uma linha tão única...
7 comentários:
Ouvi as versões todas e a que mais gostei foi a última. Embora a 3ª também tenha mexido comigo.
Beijinhos
Ando a ler, só para que saibas :).
Beijinhos
Gosto de todas.
A 2a não consegui abrir por causa dos tortos de autor.
A última tem 1 toque diferente que apreciei.
A de saxofone...... bem é um instrumento em que me perco. Um deleite imenso.
Beijinhos e obrigada por este post tão ideal para acompanhar uma pausa no trabalho à 3 da manhã. Sabe melhor que um kitkat. :p
Tu bai mas é dormir! Ainda bem que gostaste das músicas. Fico bem contente.
Ainda cá ando...
é 1 daqueles seroes do caraças......
MAS, com boa música.
Trabalhar até tarde e começar a trabalhar cedo é uma daquelas coisas que já no tempo da revolução industrial acontecia. Agora é a revolução tercial... não há é nenhum Marx, é só keynesss por aí.
Pronto, adormeci. estive até de manha e depois, o plano de 2h ficou em 5h.
É 1 fase complicadinha no trabalho. E tenho reuniao com gerencia daquia nada.
Enviar um comentário