sexta-feira, janeiro 06, 2012

Perder alguém



Perder alguém é também perder mais do que a companhia dessa pessoa. É também perder um espaço, conversas e momentos. Quando conhecemos alguém, e essa pessoa passa a ser-nos querida, criamos um espaço colectivo de memórias, e é difícil abdicarmos dele, quando alguém parte, e fica só a nossa.

É bom ter memórias, e passá-las aos outros. Mas a verdade é que nas relações há muita coisa que se perde nas histórias contadas, mas que fica nas memória colectiva partilhada. Quando se conta uma história partilhada na presença dessa pessoa, a outra de fora, há só um pouco da história vivida que contamos, há muito mais na partilhada, é mais saborosa, e quem a partilha sabe-o pelos olhares com que a conta.

O mais difícil para mim, quando alguém deixa de estar cá, é perder isso. Perder as conversas de horas com o meu avô. Perder as piadas geniais partilhadas com a minha avó, coisas que contadas levam a um sorriso, se alguém a conhecer, a uma pequena risada, a nós levavam-nos às lágrimas, e porque a relação entre duas pessoas é isso mesmo, vão ficar para sempre em mim, e só em mim. Perder as histórias do meu avô, as minhas perguntas, e os nossos momentos.

Perder familiares tem isso também. Aquela linha de sangue. Aquela complicidade da linha temporal partilhada. A certeza de que, seja o que for que aconteça, a ligação entre as pessoas vai sempre predurar. Porque os amigos perdem-se, mas a família é sempre a mesma.

Não é razão para desanimar. É razão para ficar triste, mas para lutar com as palavras e explicar às outras pessoas as razões pela qual as partilhas foram tão importantes. Tentar explicar, o melhor possível, encontrando as melhores palavras, essas mesmas partilhas - ao máximo pormenor, dar a importância máxima aos bons momentos, principalmente esses, os que nos fazem sorrir... até porque no agridoce da despedida, é preciso fazê-lo também com um sorriso.

Enfim... palavras soltas porque hoje alguém perdeu alguém, lembrei-me de uma música e decidi perder cinco para explicar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que linda homenagem aos teus avôs. Adorei!

beijinhos

mfc disse...

Todos os dias morremos um pouco, mas ainda assim somos capazes de escrever uns textos assim belos como este que acabei de ler!

Um abraço.

mfc disse...

Todos os dias morremos um pouco, mas ainda assim somos capazes de escrever uns textos assim belos como este que acabei de ler!

Um abraço.

Site Meter