quarta-feira, janeiro 11, 2012

Portugal no fundo? Ainda não...

Mas esperem um pouco. Estamos a caminhar para lá.

Tenho assistido nas últimas semanas, especialmente, apesar de com traços característicos e evidentes antes mesmo destas últimas semanas, à decadência evidente e acentuada das decisões políticas em Portugal.

Se há uma coisa que mostra e avalia a condição de um país, essa é a cultura e a ciência. É evidente que num país com laivos de mediocridade, a primeira coisa a ser sacrificada é, exactamente, a cultura. Com isso temos vários exemplos, só os últimos:

A Lusa acaba com o secção da cultura. (link)

A livraria no Rio de Janeiro fecha.(link)

Mas depois há aquelas coisas que nos deixam perplexos porque apesar de costumeiras ainda são usuárias.

O costume dos poleiros.(link)

Mas no final há sempre alguém a relembrar-nos. Não a classe política é muito má, porque deslocada da realidade, mesmo quando presa de maneira quase racional aos números. Porque pelos números podia-se chegar à realidade, mas não chega-se apenas aos números pelos números. Os números que lhes interessam. Interessa lá que haja pessoal que precisa e não pode pagar. Isso não interessa. E não escandaliza já? Porque é de uma racionalidade absurda, ou melhor, de uma falsa racionalidade absurda.

E a cabeça ideológica do partido.(link)

Enfim. Estamos bem entaladinhos...

1 comentário:

mfc disse...

Se olharmos a História... estamos num péssimo caminho!

Site Meter